4º Encontro
Viva a Matemática

O Puro Prazer da Matemática

9:15h

Chegada e registo

9:40h

Model Drawing: Algebra with Pictures

Richard Bisk

Break

11:15h

A Matemática Passo a Passo e o Viva a Matemática!

Ricardo Teixeira

Almoço

14:30h

O poder da Matemática no séc. XVI: nada de novo debaixo do Sol?

Henrique Sousa Leitão

15:30h

Astronomia cantada d’ Os Lusíadas

Carlos Santos

17:30h

Cocktail de encerramento




Henrique Leitão

O poder da Matemática no séc. XVI: nada de novo debaixo do Sol?

Ricardo Teixeira

A Matemática Passo a Passo e o Viva a Matemática!

A oficina “Matemática Passo a Passo: Estratégias de Superação de Dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico” teve o seu arranque em setembro de 2015, sendo uma parceria entre a Universidade dos Açores e a Secretaria Regional da Educação e Cultura do Governo dos Açores, no âmbito do Projeto Prof DA do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar, ProSucesso - Açores pela Educação. Nesta oficina participam os cerca de 50 Prof DA (professores qualificados na deteção, caracterização e resolução de dificuldades de aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico), provenientes de todos os agrupamentos escolares dos Açores que ministram o 1.º Ciclo. A ação do Prof DA tem por base estudos provenientes das neurociências cognitivas, que explicam como o cérebro da criança aprende Matemática, e alguns casos de sucesso do ensino da Matemática no Mundo, como é o exemplo da Finlândia, com um sistema de apoio de características similares, e de Singapura, que nos apresenta centenas de pequenos pormenores de ordem científica e didática amplamente testados em vários países. Desde o arranque deste projeto, os resultados a matemática têm registado melhorias significativas no 1.º e 2.º anos de escolaridade, anos de incidência até ao momento do Projeto Prof DA.
No decorrer da comunicação, serão apresentadas algumas estratégias que estão na base do sucesso deste projeto na Região Autónoma dos Açores e que partilham uma base comum com as metodologias empregues há vários anos no Colégio de São Tomás, destancando-se a publicação recente dos manuais "Viva a Matemática!".

Richard Bisk

Model Drawing: Algebra with Pictures

Model drawing is a powerful method that uses bar diagrams to help students make sense of and solve problems. Teachers will be given strategies for how to help students utilize this technique and will have the opportunity to grapple with some problems on their own. The relationship between bar models and algebra will also be examined.

Carlos Santos

Astronomia Cantada d'Os Lusíadas

O poema épico português Os Lusíadas contém uma enorme riqueza relativa a inúmeros aspectos como a cultura pagã, geografia, história, ciência, astronomia, etc. Luís de Camões (1524-1579?) interliga essas temáticas de forma consistente e elegante, com um desarmante conhecimento de causa. Luciano Pereira da Silva (1864-1926), matemático e lente catedrático em Coimbra (assinalaram-se recentemente os 150 anos do seu nascimento) estudou detalhadamente a utilização desses profundos conhecimentos por parte do poeta. Tendo por base fundamental o trabalho de Luciano, pretende este trabalho fazer uma divulgação alternativa relativa à astronomia presente n’Os Lusíadas. Em vez de organizar a análise por temas astronómicos como a Lua, Sol, sistema ptolomaico, etc., o fio condutor será a própria viagem espaço-tempo do poema. Dessa forma, uma preocupação central será manter a estrutura literária da obra. Além disso, serão feitas algumas interpretações astronómicas originais. Ao longo da exposição, será utilizada uma plataforma respeitando o céu de 1498, de forma a que a aventura lusitana possa ser acompanhada da forma mais fiel possível.
A apresentação utiliza algumas declamações do actor António Fonseca, cedidas gentilmente para este trabalho. Também se realça o facto de a divulgação do trabalho de Luciano Pereira da Silva ter sido originalmente feita por Carlota Simões (Universidade de Coimbra), matemática com quem trabalhámos para levar a cabo a abordagem que será apresentada.