4º Encontro
Viva a Matemática

O Puro Prazer da Matemática

Carlos Pereira dos Santos

Tem Licenciatura, mestrado e doutoramento em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É atualmente professor, formador e colaborador no Colégio de São Tomás e investigador e membro integrado do Centro de Estruturas Lineares e Combinatórias, na Universidade de Lisboa.
Da sua atividade como investigador, na área da Combinatorial Game Theory, salienta-se o doutoramento sob a orientação de Richard Nowakowski da Dalhousie University, uma referência internacional incontornável no que diz respeito a este tema. Publica frequentemente trabalhos em revistas internacionais de referência no que diz respeito à área em causa.
Da sua atividade ligada à divulgação científica, salientam-se as co-autorias de A Matemática do Código da Vinci e dos projetos da revista Visão/Público Jogos com História e Jogos do Mundo. É Vice-Presidente da Associação Ludus, uma das mais relevantes associações nacionais dedicadas à matemática recreativa e tem sido membro de comissões científicas e organizadoras de projetos pioneiros como o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos e o Recreational Mathematics Colloquium.
Em relação à sua atividade relacionada com o ensino da matemática em Portugal, investiga e leciona em áreas ligadas ao ensino da matemática elementar. Organizou e desenvolveu muitas dezenas de formações acreditadas sobre os mais variados temas para professores de matemática do ensino básico e secundário. É atualmente investigador e colaborador do Colégio de S.Tomás.

Richard Bisk

Dr. Richard Bisk is Professor Emeritus of Mathematics at Worcester State University. He received a Ph.D. in mathematics from Clark University in 1984. He has taught a wide array of mathematics courses ranging from remedial math to calculus, linear algebra, mathematical modeling and number theory. Dr. Bisk has worked extensively with K-12 teachers and their students for over twenty-five years. He has taught numerous preservice and inservice courses that focus on improving the mathematical understanding of teachers. Many of these courses make extensive use of primary mathematics textbooks from Singapore. Dr. Bisk has given presentations at local, national and international conferences on his work with the mathematics books from Singapore. He is a consulting author for the Math In Focus textbook series, which is an adaptation of the My Pals Are Here books from Singapore.
Dr. Bisk was an advisor to the Massachusetts Department of Education in the development of the “Guidelines for the Mathematical Preparation of Elementary Teachers,” a major breakthrough in efforts to improve teacher content knowledge. He has served as mathematics department chair at both Fitchburg and Worcester State University.

Ricardo Teixeira

Ricardo Cunha Teixeira é Licenciado e Mestre em Matemática pela Universidade de Coimbra e Doutorado em Matemática pela Universidade dos Açores. Professor Auxiliar da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade dos Açores e membro do NICA - Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente da mesma universidade. É docente da licenciatura em Educação Básica e orienta relatórios de estágio no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. É responsável pela oficina "Matemática Passo a Passo: Estratégias de Superação de Dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico", no âmbito do Projeto Prof DA do Programa ProSucesso do Governo dos Açores. Tem participado em encontros nacionais e internacionais de Educação e de Divulgação da Matemática. Conta com publicações em revistas e volumes de atas nacionais e internacionais. Pertence ao Conselho Editorial do Jornal das Primeiras Matemáticas.

Henrique Leitão

Henrique Leitão é doutorado em física teórica pela Universidade de Lisboa. Fez também estudos, a nível superior, de História, Filosofia e Línguas Clássicas. É investigador Principal do Centro Interuniversitário de História da Ciência e da Tecnologia, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), e Coordenador da Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências, também na FCUL. Os seus interesses de investigação estão relacionados com a história das ciências exactas nos séculos XV a XVII. e é um dos maiores conhecedores mundiais da obra de Pedro Nunes.
Entre um vastíssimo número de publicações e projectos, destacamos as recentes A Ciência na Aula da Esfera do Colégio de Santo Antão, 1590-1759 e a coordenação da Comissão Científica da edição das Obras de Pedro Nunes (Academia das Ciências de Lisboa).