No dia 18 de outubro de 2013 realizou-se na Universidade Católica de Lisboa, promovido pelo Colégio de S. Tomás, o 1º Encontro Viva a Matemática.
A riqueza dos contributos e do diálogo entre oradores e participantes, leva-nos a assinalar o início de um novo caminho no estudo e ensino da matemática.
Deste diálogo concluímos que:
O 2º Encontro Viva a Matemática, é já no próximo dia 25 de outubro de 2014.
O Objetivo do encontro mantem-se e tudo estamos a fazer para que seja atingido. Relembraremos de um modo muito especial o notável matemático e pedagogo português do séc. XX, Sebastião Silva, por ocasião da celebração do 100º aniversário do seu nascimento.
Ana Rita Pires concluiu em 2005 a Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação no IST e em 2010 o Doutoramento em Matemática no MIT.
Actualmente é pós-doc na Cornell University, onde lecciona e faz investigação em Geometria. Outras actividades de comunicação e divulgação da matemática a públicos mais alargados incluem o Math Circle (um programa extra-curricular de discussão matemática com crianças), alguns vídeos no YouTube (no âmbito de uma iniciativa do MIT para disponibilizar online as suas cadeiras), a co-edição de um livro de divulgação para alunos de licenciatura ("Números, cirurgias e nós de gravata: 10 anos de Seminário Diagonal no IST") e palestras dirigidas a vários públicos, muitas das quais sobre origami
Bárbara Wong, jornalista e editora do PÚBLICO. Prémio A Família na Comunicação Social, na sua primeira edição.
Autora dos livros sobre educação: “A Escola Ideal: como escolher a escola do seu filho dos 0 aos 18 anos”, Sebenta; “A minha sala de aula é uma trincheira”, Esfera dos Livros; “O meu filho fez o quê???”, Porto Editora.
É ainda autora da colecção infanto-juvenil Olimpvs.net, em parceria com Ana Soares, com quem escreve o blogue Educaremportugues.
Dr. Richard Bisk is professor of mathematics at Worcester State University. He received a Ph.D. in mathematics from Clark University in 1984.
For thirty years, he has taught a wide array of mathematics courses ranging from remedial math to calculus, linear algebra, mathematical modeling and number theory. Dr. Bisk has worked extensively with K-12 teachers and their students over the past twenty years. He has taught numerous preservice and inservice courses that focus on improving the mathematical understanding of teachers. Many of these courses make extensive use of primary mathematics textbooks from Singapore.
Dr. Bisk has given presentations at local, national and international conferences on this work with the mathematics curriculum from Singapore. He is a consulting author for the Math In Focus textbook series, which is an adaptation of the My Pals Are Here books from Singapore.
Dr. Bisk was an advisor to the Massachusetts Department of Education in the development of the “Guidelines for the Mathematical Preparation of Elementary Teachers.” He has served as Co-Chair of the Massachusetts Department of Education Mathematics and Science Advisory Council and has been a member of their Mathematics and Science Partnerships Steering Committee and of the Massachusetts Board of Higher Education Admissions Advisory Committee.
Tem Licenciatura, mestrado e doutoramento em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É atualmente professor, formador e colaborador no Colégio de São Tomás e investigador e membro integrado do Centro de Estruturas Lineares e Combinatórias, na Universidade de Lisboa.
Da sua atividade como investigador, na área da Combinatorial Game Theory, salienta-se o doutoramento sob a orientação de Richard Nowakowski da Dalhousie University, uma referência internacional incontornável no que diz respeito a este tema. Publica frequentemente trabalhos em revistas internacionais de referência no que diz respeito à área em causa.
Da sua atividade ligada à divulgação científica, salientam-se os livros A Matemática do Código da Vinci, em co-autoria com Nuno Crato e Luís Tirapicos, e os projetos da revista Visão/Público Jogos com História e Jogos do Mundo em co-autoria com João Pedro Neto e Jorge Nuno Silva. É Vice-Presidente da Associação Ludus, uma das mais relevantes associações nacionais dedicadas à matemática recreativa e tem sido membro de comissões científicas e organizadoras de projetos pioneiros em Portugal, como o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos e o Recreational Mathematics Colloquium. Da sua atividade relacionada com o ensino da matemática em Portugal investiga e leciona em áreas ligadas ao ensino da matemática elementar. Destaca-se também o facto de, durante três anos, ter feito a gestão do Centro de Formação de Professores da Sociedade Portuguesa de Matemática e ser atualmente director do Centro de Formação de Professores da Associação Ludus. Organizou e desenvolveu muitas dezenas de formações acreditadas sobre os mais variados temas para professores de matemática do ensino básico e secundário. No que diz respeito ao ensino da matemática dos primeiros anos, é grande adepto do sistema de Singapura tendo feito o seu comentário na edição portuguesa do já clássico livro Knowing and Teaching Elementary Mathematics de Liping Ma. É Managing Editor da Recreational Mathematics Magazine e do Jornal das Primeiras Matemáticas.
Estelita Vaz licenciou-se em Matemática Aplicada na Universidade de Coimbra. Doutorou-se no Reino Unido (Universidade de Hull) também em Matemática Aplicada, em 1982, na sequência de trabalho de investigação dirigido à resolução de problemas propostos pela Relatividade Geral. Esta foi a sua linha de investigação dominante, cujos resultados estão publicados em revistas internacionais da especialidade.
Nos últimos anos tem desenvolvido trabalho no âmbito da divulgação da matemática, dirigida a jovens de várias idades.
É profª catedrática na Universidade Minho desde 1997, onde ingressou em 1979.
Desempenhou várias funções de gestão académica, nas quais se incluem a vice-presidência da Escola de Ciências entre 1998 e 2002, para além de ter estado envolvida na criação de vários cursos de graduação e pós-graduação.
i
É presidente da Escola de Ciências da Universidade do Minho desde Fevereiro de 2010.
Professora auxiliar do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desde 2003. Pertence à direcção da Sociedade Portuguesa de Matemática. Elemento da comissão de problemas das Olimpíadas Portuguesas de Matemática desde 1995. Acompanhou por diversas vezes as equipas portuguesas às Olimpíadas Internacionais de Matemática, Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática e Olimpíadas de Matemática da CPLP.
Em Abril de 2009 participei na final das Olimpíadas Portuguesas, em que obtive uma medalha de ouro na Categoria A. Nessa altura fui convidado a participar no Projecto Delfos, em que participei desde então até agora.
No Projecto Delfos entrei em contacto com outras olimpíadas, e com outros participantes. Ao longo desses anos participei nas Olimpíadas Paulistas de Matemática e nas Olimpíadas de Maio, e continuei a participar nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática. No meu 9º ano, em 2010, fui seleccionado para as Olimpíadas Internacionais de Matemática, em que obtive uma menção honrosa.
Participei também em 2011, 2012 e 2013, tendo obtido medalha de ouro nos primeiros dois anos, e uma medalha de bronze no último. Finalmente, participei nas Olimpíadas Iberoamericanas de Matemática em 2012, obtendo uma medalha de prata, e vou participar novamente, de 21 a 29 de Setembro.
Inscrevi-me em Matemática Aplicada e Computação, no Instituto Superior Técnico, e tenciono continuar a estudar Matemática, e espero vir a trabalhar em Matemática no futuro.
Comecei a dar especial atenção à Matemática no meu 8° ano, em 2011, quando participei pela primeira vez nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática.
Após ter obtido uma medalha de ouro, na Final Nacional, comecei a frequentar os estágios do Projecto Delfos, no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Nesse ano participei nas I Olimpíadas de Matemática da CPLP, em Coimbra, e a partir de então comecei a ambicionar participar nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO).
Em 2012, consegui integrar a equipa portuguesa desta competição, que se realizou na Argentina. Em 2013, repeti a participação, desta vez na Colômbia, tendo obtido uma menção honrosa. Ambas estas participações foram momentos inesquecíveis no meu percurso matemático.
Licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
A trabalhar no Colégio de Nossa Senhora do Rosário desde 2007. Leciona Matemática A ao 10º, 11º e 12ºano. Este ano letivo está a lecionar ao 11º e 12º ano.
Licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
A trabalhar no Colégio de Nossa Senhora do Rosário desde 1996. Coordenadora do Departamento de Matemática desde 2006. Leciona Matemática A ao 10º, 11º e 12º ano. Este ano letivo está a lecionar apenas ao 10ºano.
Chegada e registo
Viva a Matemática! – Ao longo da História
Henrique Leitão de Sousa
O Ensino da Matemática!
Richard Bisk
A Experiência do Atractor
Arala Chaves
Viva a Matemática: Origami
Ana Rita Pires
Matemática: Fazer Novo, Fazer Bem
Painel moderado por Barbara Wong
8 Anos da Associação Ludus
Carlos Pereira dos Santos
Exemplos de Olímpicos Portugueses
Joana Teles Correira, Miguel Santos e Nuno Arala