Ateliê Great Math

O método de ensino Great Math tem o seu início logo na educação pré-escolar. Promovendo de forma transversal a oralidade, a ordem e estrutura de conteúdos, e a cuidada passagem do concreto ao abstracto, o método incide em tópicos particulares como “Propriedades e critérios”, “Primeira dezena”, “Forma”, “Espaço”, “Padrões e pensamento lógico” ou “Medida”. Naturalmente, utilizando sempre uma didáctica apropriada para os 3, 4 ou 5 anos de idade. Nestes ateliers pretendemos exemplificar o método, brincando de uma forma pedagógica com todas as crianças. Em relação ao tópico “Propriedades e critérios”, far-se-ão origamis e jogos de associação; em relação ao tópico “Forma”, far-se-ão jogos de lógica, organização e contagens variadas; em relação ao tópico “Espaço”, far-se-ão jogos tridimensionais sobre grelhas quadriculadas, contextualizados de forma a serem apelativos para a faixa etária em causa.

Ateliê de Programação

Mais informações em breve

Ateliê de Problemas: Resolver Problemas e Explicar Como

Dirigido a crianças dos 5 aos 7 anos vamos perceber o problema em grande grupo e analisar os passos a seguir para se resolver um problema. Em pequenos grupos o problema é resolvido com recurso a materiais diversos e muita criatividade. Todas as sugestões são bem-vindas. Também preparamos em pequeno grupo a apresentação da resolução aos outros grupos.
Depois de novo em grande grupo são comunicadas e discutidas as várias propostas.

Quem dinamiza:

  • Maria da Luz Ferreira Pinto Gago, coordenadora pedagógica do Jardim-de-Infância do Colégio Internacional de Vilamoura desde 2003, tendo ingressado na instituição em 1987 como educadora de infância. Passou pelo CERVI de Aveiro e pela Associação Mutualista Nossa Senhora da Conceição. Pós-graduação em Supervisão Pedagógica e formação pelo Centro Menon, na área da Filosofia para Crianças e Jovens. Diferentes formações na área da educação artística e participação ativa no Projeto do Jardim de Infância: " A importância da organização do espaço", um projeto que revolucionou o conceito de espaço no Jardim-de-Infância do Colégio Internacional de Vilamoura e todo o seu funcionamento. Coautora de um artigo sobre a Resolução de Problemas no jardim-de-infância publicado na Revista Educação e Matemática.

  • Ana Luísa Filipe Dias, educadora no jardim-de-infância do Colégio Internacional de Vilamoura desde 1985. Pôs graduação em Educação Artística (CESE- curso de estudos superiores em educação). Participação em diversas formações nas áreas do currículo, teatro, filosofia para crianças e jovens e literatura para a infância. Participação no Projeto do Jardim de Infância: " A importância da organização do espaço". Coautora de um artigo sobre a Resolução de Problemas no jardim-de-infância publicado na Revista Educação e Matemática.

  • Maria Teresa Rebelo Abranches Grossmann, licenciada em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico em Lisboa e Mestrado em Física na mesma instituição. Professora de Matemática do ensino secundário Colégio Internacional de Vilamoura desde 1997. Profissionalização em serviço na Universidade do Algarve e Mestrado em Educação Matemática pelo Instituo de Educação da Universidade de Lisboa em 2011. Atualmente coordena o Ensino Secundário dos Estudos Ingleses do Colégio Internacional de Vilamoura e leciona os níveis IGCSE, AS e A-Level de Matemática. Coautora de um artigo sobre a Resolução de Problemas no jardim-de-infância publicado na Revista Educação e Matemática.

  • Ana Sofia Morais de Campos Manuel Gonçalves, licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve. Pós-graduada em didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Desde 2005 que leciona Matemática no ensino básico e secundário no Colégio Internacional de Vilamoura.

  • Vanda Isabel Teodósio Martins Neves Rodrigues, professora licenciada em Matemática – ramo de formação educacional, pela Universidade do Algarve. Entre 2004 e 2014 lecionou em escolas públicas, na região do Algarve, no ensino básico e secundário. Desde 2014 que leciona Matemática no Colégio Internacional de Vilamoura.

As inscrições das crianças nos Ateliers são feitas no próprio dia no átrio dos auditórios da Universidade Lusíada.